O sonho finalmente realizado. Após quatro anos de esforço, antiga mina de carvão de Ombilin em Sawahlunto, Sumatera Oeste, foi designada como o património cultural mundial por UNESCO no sábado (6/7/2019).

Segundo o Governador de Sumatera Oeste, Irwan Prayitno, o processo de inserção deste local ao quadro do património cultural mundial foi iniciado em 2015. Nesta altura, a mina foi colocada na lista provisoria. “Desde então, o processo de recolha de dados, compilação de documentos e elaboração de outros materiais foram realizados de modo intensivo, envolvendo tanto os especialistas indonésios como estrangeiros”, disse.

Numa cidade onde mina é o destino primário dos turistas, o líder da região deixou a sua preocupação com possível prática ilícita na mina. “Antes desta designação, Ombilin foi conhecido pela atividade mineração operado por PT. Bukit Asam Ombilin. Mesmo que aquele operador já tinha terminado sua atividade, a ameaça continua a existir, particularmente dos mineradores ilegais, acrescentou.

Apesar deste possível acto intolerável, o Posto de Turismo de Sumatera Oeste, através do seu chefe, Oni Yulvian, prevê que as visitas de turistas em Ombilin vão crescer.  Junto com a sua equipa, o diretor estabeleceu uma meta de visita dos turistas em Sumatera Oeste em 2019 conforme o Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo (RPJM), que é 57,087 turistas estrangeiros e 8,476,724 turistas domésticos.   “Com esta denominação, tenho certeza que a meta pode ser concretizada”, disse. Segundo Oni, como património cultural mundial, o desenvolvimento de infraestrutura é necessariamente elaborado. Entre os quais são hotéis, restaurantes e outros. “Alem disso, é essencial criar uma consciência pública de abertura aos turistas domesticas e internacionais uma vez que haverá muitos viajantes que vão chegar na nossa cidade, fechou.

 

MA

 

ombilinn

  • Partilhe